Missões Populares

Missões Populares

As missões populares aconteceram de 26 maio a 16 de junho de 2017 nos municípios Alagoanos de Paulo Jacinto e Mar Vermelho/AL na Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Pároco Padre Antônio Ionas Bernardino Ferreira, Diocese de Palmeira dos Índios. Realizaram as semanas missionárias as Irmãs: Analzira Pereira de Oliveira, Catarina Ana Alflen, Cristiane Aparecida Mélis Sant’Ana e Maria José da Silva (Província do Sagrado Coração de Jesus) e Geruza Amorim dos Santos e Maria José dos Santos (Província de Santa Cruz).

C:\Users\User\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.Word\IMG-20170628-WA0011.jpgNo município de Paulo Jacinto a semana missionária teve a seguinte programação semanal:

Às 06h rezávamos o Ofício de Nossa Senhora na Capela da Imaculada Conceição após as orações aconteciam às visitas às famílias na cidade, visita aos colégios e intercessão na Capela durante todo o dia. Todas as tarde tínhamos o “Ponto de Luz” onde nos reuníamos para rezar pela paz do Mundo, da Família e da cidade.

C:\Users\User\Desktop\missao\DSC01049.JPG As refeições eram feitas na Casa Paroquial, exceto quando alguma família nos ofereciam também o jantar, o repouso era feito na casa das famílias que acolheram as missionárias.

As Celebrações Eucarísticas aconteciam à noite na Capela, onde foi realizado o Tríduo em honra a Nossa Senhora, cada dia o número de participantes aumentava. A cada noite os jovens, crianças, casais eram consagrados a Nossa Senhora.

No encerramento do mês de Maio na Celebração tivemos um momento muito especial, os participantes foram motivados a se hospedarem “uma senhora peregrina” que estava na cidade não tinha onde passar a noite, quatro famílias ofereceram para receber, acolher e para surpresa de todos a peregrina era a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Irmãs Analzira e Maria José Silva visitaram creches e colégios do município. Os visitados foram: Souza Barbosa, Correia Fontan, 2 de Dezembro e José Medeiros de Ensino Médio pelas irmãs: Analzira e Maria José. Apresentaram a Direção e aos Professores o “Programa Formando Constelações” (Educação Integrada) que teve a participação de duas nossas irmãs: Geruza e Dalvanir nesse projeto já aprovado por Lei.

A campanha da Fraternidade 2017 tema: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida e Lema: Cultivar e guardar a Criação (Gn 2,15) foi abordada de forma sucinta, tendo bastante participação pela Direção, Professores e Alunos.

No sábado 3/6 à tarde realizamos o encontro com as crianças na Paróquia de Nossa Senhora das Graças momento de reflexão sobre Ano Mariano orientado pelas Irmãs: Analzira, Cristiane e Maria José Santos .

Na Casa Paroquial as irmãs: Catarina, Geruza e Maria José Silva reuniram as lideranças da Paróquia para apresentarem algumas prioridades.

À noite nos encontramos com 60 jovens na Paróquia para refletir as vocações. Foi um momento muito rico e bem participativo.

Encerramos as missões na cidade de Paulo Jacinto com a Solenidade de Pentecostes.

Dia 6/6 fomos visitar a comunidade de Nossa Senhora das Graças em Minador do Negrão/AL onde participamos da Celebração Eucarística celebrada pelo Pároco Padre Damião e reencontramos com as pessoas onde realizamos por 2 anos seguidos a missão na cidade.

Saindo de Minador do Negrão/AL nos dirigimos para Senador Rui Palmeira/AL onde estava sendo realizada a Trezena de Santo Antônio a convite do Padre Antônio Ionas o acompanhamos porque naquela noite ele era o celebrante.C:\Users\User\Desktop\missao\IMG-20170606-WA0035.jpg

E:\DCIM\101MSDCF\DSC01092.JPG

No dia 7/6 começamos a semana missionária no município de Mar Vermelho “Suíça Alagoana” teve a seguinte programação semanal:

Às 07:30h tínhamos a Celebração Eucarística na Capela da Imaculada Conceição. As 9:00h um grupo permanecia na capela para a Interseção, e outro acompanhados dos coroinhas visitavam às famílias da cidade. Todas as tarde tínhamos o “Ponto de Luz” onde nos reuníamos para rezar pela paz do Mundo, da Família e da cidade.

As 19:00h nos reuníamos na capela para rezar o terço em devoção ao Sagrado Coração de Jesus com a comunidade. As celebrações aconteciam às 19:30 com temas específicos conduzidos pelas irmãs, refletíamos sobre: as famílias, crianças, solidariedade, eucaristia e conversão/penitência.

E:\DCIM\101MSDCF\DSC01190.JPG

 

 

Tivemos a oportunidade de conhecer o Povoado do Lameiro, na zona rural e realizar uma tarde de encontro muito especial com as crianças e adultos.

E:\DCIM\101MSDCF\DSC01168.JPG E:\DCIM\101MSDCF\DSC01175.JPG

C:\Users\User\Desktop\missao\IMG_20170610_162553790.jpg Dia 10/6 no Teatro Municipal Edson Lins da cidade, realizamos o encontro com as crianças muito bem participado e animado, tivemos: cantos, apresentações, reflexões e brincadeiras. Encerramos esse momento com uma caminhada pelas ruas da cidade com balões e cantos até a capela onde fizemos a consagração das crianças a Nossa Senhora.

C:\Users\User\Desktop\missao\IMG_20170610_165648202.jpgC:\Users\User\Desktop\missao\IMG_20170610_170751643.jpgC:\Users\User\Desktop\missao\IMG_20170610_171449125.jpg

No dia 11/6 nos encontramos com os jovens no Teatro Municipal Edson Lins para uma tarde muito animada com reflexões, apresentações e dinâmicas contamos também com o grupo de 15 jovens do Município de Paulo Jacinto que participaram conosco. Ao encerrarmos o encontro consagramos os jovens a Nossa Senhora.

C:\Users\User\Desktop\missao\DSC01161.JPG

E:\DCIM\101MSDCF\DSC01160.JPG

Encerramos a Missão com uma bela e significativa procissão de Corpus Christi pelas ruas do município demonstrando nosso amor a Jesus Sacramentado. Ao finalizarmos a Celebração Eucarística recebemos o carinho dos paroquianos.

Rendemos graças ao bondoso Deus pela graça de realizarmos essas missões junto ao Povo de Deus. Foi uma festa! Em Jesus Cristo Missionário do Pai e nossa Mãe Missionária Maria Santíssima formamos uma só família.

O que encontramos pelo caminho da missão?

Muita pobreza, fome, desemprego, famílias desajustadas, muitas sofrendo as consequências: bebidas, traições conjugais, muitos afastados da Igreja sem os sacramentos iniciais.

Com as visitas às famílias conseguimos trazer muita gente que estava afastada da Igreja de volta para participar.

Propomos que as pastorais e movimentos como: Legião de Maria, Apostolado da Oração e Pastoral Familiar continuem fazendo visitas às famílias.

A criação da Catequese para Adultos para preparação dos sacramentos da Eucaristia e Crisma e alguns que não tem o Batismo.

Leave a Reply